quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A internet vs. o congresso americano


Neste dia 18 de janeiro, quarta-feira, a internet põe em prática seu protesto contra os projetos de lei propostos pelo congresso americano, os chamados SOPA e PIPA.

As duas siglas tornaram-se famosas desde de seu surgimento, e isso pela ideia que promovem. O projeto SOPA (Stop Online Piracy Act, ou Lei Contra a Pirataria Online) pretende combater, como o nome já diz, a pirataria virtual nos Estados Unidos. Para isso, sites seriam constantemente policiados, a fim de rastrear e eliminar qualquer violação de direitos autorais, sendo bloqueados para norte americanos os domínios violadores.

Também seria proibido linkar sites em que fossem detectadas tais infrações. Isso quer dizer que, por exemplo, se alguém pretendesse passar um link para uma página no YouTube, este alguém primeiro teria de verificar diversas outras páginas do site para certificar-se de não haver lá nada que infrinja nenhum copyright. PIPA (Protect IP Act, ou Lei à Favor da Proteção de Propriedade Intelectual) possui ideias semelhantes à primeira.

Pode parecer que isso afetaria apenas apenas internautas estadunidenses, mas, se as leis forem aprovadas na Casa Branca, sites considerados transgressores não só serão bloqueados, como também poderão ser excluídos. Ainda usando o YouTube como exemplo, se por alguma infração ele fosse excluído, o mundo inteiro ficaria sem o maior site de compartilhamento de vídeos.

E afinal, a que isso tudo leva?

Hoje, durante 12 horas (11 da manhã às 11 da noite, -3:00 GMT), num protesto iniciado pelo Reddit, inúmeros sites, tanto americanos quanto de outras nacionalidades, irão se "desligar" para protestar contra os dois projetos de lei. Entre esses sites, estão Mozilla, Wikipedia, Wordpress, Twitpic, e até mesmo Minecraft.  A lista completa dos sites participantes, junto com o script usado para desligá-los, pode ser encontrado aqui (mas tenha em mente que alguns dos maiores domínios não confirmaram que realmente participarão). 

Este será um movimento para acordar o Congresso e mostrar que os mais afetados pelas leis não irão ceder tão facilmente.

16 comentários:

  1. por um mundo sem pipa e nem sopa! ohwai--

    x(
    adoro sopa...

    -----------

    vcs gostaram do brado retumbante?

    -----------

    ROW ROW FIGHT THA POWAR

    -----------

    Os Anonymous tomaram partido na luta?

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto de sopa... E pipas são fofinhas.

    Pelo que eu sei, os Anonymous ameaçaram a Sony quanto esta se declarou à favor das leis, fazendo-a voltar atrás... Também fizeram um contador para o "apagão da internet" (que já chegou à zero): http://cyberwarnews.net/blackout/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de "^^ sopinha ^^" mas não gosto nada do movimento SOPA! Já agora Ligia, eu tenho pegado em algum conteúdo do seu site, claro que adapto para Português de Portugal.

      Me desculpe se importar, é claro que apago os tópicos se vc se importar! Realmente antes devia lhe ter pedido, Ligia. :(

      Excluir
    2. Já agora, LigiA. Conhece algum site de rom's em português? É que eu não me importo de inglês mas de japonês não entendo nada só o meu irmão. >.<

      Excluir
    3. Posso responder dois comentários em um só? c:
      Não, Neo, não se preocupe não... Desde que tenha créditos, pode pegar numa boa!
      E quanto ao site de roms, conhecer mesmo, eu não conheço... Pesquisando, eu achei esse aqui: http://www.brgames.org/ipstraduzido.php?cod=13
      Está em PT-BR... Vai servir? '-'

      Excluir
    4. Sim serve Ligia, muito obrigado! Um dia gostava de falar consigo sem ser em comentários num chat ou assim... se quiser me adicionar no skype envie um e-mail para minetuga.com@gmail.com que eu depois mando o convite como "Bernardo Carvalho".

      Fui, grande amiga! :D

      Excluir
    5. Enviarei sim, pode deixar! Mas já aviso que entro no Skype com uma freqüência de mais ou menos 15 em 15 dias, então posso demorar um pouco para aparecer por lá. c:

      Excluir
    6. Não à problema, quando precisar de entrar em contacto eu aviso! XD

      Excluir
  3. ainda bem que isso acabou. se n como iria fazer meus trabalhos pra escola xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eles não vão desistir tão facilmente! Agora TODA a Internet está em guerra com esses políticos corruptos. É um projecto muito grande para desistirem tão facilmente. Espero é que os Anonymous cumpram sua promessa da última vez iam eliminar o facebook e tudo continuou igual (até parecia que o facebook ficou mais famoso).

      Excluir
    2. Pois é. Mas, bem, já ontem as leis perderam vários que as aprovavam... E o abaixo assinado que o Google passou no dia de ontem recebeu mais de 4,5 milhões de assinaturas
      (Além do mais, o Obama não vai querer perder o blog dele).
      Mas não creio que os Anonymous irão blefar à luz dessa situação... Se for pra invadir alguma rede como ameaça, do jeito que as coisas estão, acho que eles vão sim.

      Excluir
    3. Aff merda -.-
      Metade dos sites que eu vou tão desligados :/
      tipo o tumblr vai ficar off
      estou do lado dos anonymous, e Ligia posso pegar um conteudo desse post? se não se importar ^^

      Excluir
    4. É, o que mais se fala no Tumblr esses dias é sobre as duas leis.
      E, lógico que pode! Só peço que coloque créditos, ok? ;)

      Excluir
  4. O nosso site também ficou off, mas não servio de nada! :(

    ResponderExcluir
  5. Já agora, Ligia como me tem ajudado sempre. Gostaria de lhe ajudar também! ^^ Tem aqui para si e para os seus leitores um site onde pode comprar alguns jogos a metade do preso: www.minetuga.com/games/

    PS: Isto não é uma tentativa publicitária e se achar por bem retirar o link, fique à vontade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, pra quem estiver planejando comprar algo, fica aí o link!

      Excluir

Comenta, pelo amor de deus.