Neste dia 18 de janeiro, quarta-feira, a internet põe em prática seu protesto contra os projetos de lei propostos pelo congresso americano, os chamados SOPA e PIPA.
As duas siglas tornaram-se famosas desde de seu surgimento, e isso pela ideia que promovem. O projeto SOPA (Stop Online Piracy Act, ou Lei Contra a Pirataria Online) pretende combater, como o nome já diz, a pirataria virtual nos Estados Unidos. Para isso, sites seriam constantemente policiados, a fim de rastrear e eliminar qualquer violação de direitos autorais, sendo bloqueados para norte americanos os domínios violadores.
Também seria proibido linkar sites em que fossem detectadas tais infrações. Isso quer dizer que, por exemplo, se alguém pretendesse passar um link para uma página no YouTube, este alguém primeiro teria de verificar diversas outras páginas do site para certificar-se de não haver lá nada que infrinja nenhum copyright. PIPA (Protect IP Act, ou Lei à Favor da Proteção de Propriedade Intelectual) possui ideias semelhantes à primeira.
Pode parecer que isso afetaria apenas apenas internautas estadunidenses, mas, se as leis forem aprovadas na Casa Branca, sites considerados transgressores não só serão bloqueados, como também poderão ser excluídos. Ainda usando o YouTube como exemplo, se por alguma infração ele fosse excluído, o mundo inteiro ficaria sem o maior site de compartilhamento de vídeos.
E afinal, a que isso tudo leva?
Hoje, durante 12 horas (11 da manhã às 11 da noite, -3:00 GMT), num protesto iniciado pelo
Reddit, inúmeros sites, tanto americanos quanto de outras nacionalidades, irão se "desligar" para protestar contra os dois projetos de lei. Entre esses sites, estão
Mozilla,
Wikipedia,
Wordpress,
Twitpic, e até mesmo
Minecraft. A lista completa dos sites participantes, junto com o script usado para desligá-los, pode ser encontrado
aqui (mas tenha em mente que alguns dos maiores domínios não confirmaram que realmente participarão).
Este será um movimento para acordar o Congresso e mostrar que os mais afetados pelas leis não irão ceder tão facilmente.