quinta-feira, 28 de abril de 2011

NiGHTS into dreams

Se você tiver algum creepypasta, mande para damasegames@gmail.com



"Eu sou o que você pode chamar de um fã obsessivo de NiGHTS. NiGHTS into Dreams, para aqueles que não sabem, é um jogo para SEGA Saturn, criado pela Sonic Team. Um dos poucos títulos do sistema que valem à pena, ele se tornou até um clássico. A versão simplificada da história é que você joga como NiGHTS, uma criatura de pesadelos renegada (apesar de que ela não se parece com uma).
 Por todo o jogo, você ajuda duas crianças a reaverem sua energia dos sonhos (Ideya) roubada pelos ajudantes do criador (Wizeman), e luta contra outras criaturas de pesadelos. Nesse quesito, é um jogo bem direto.

Eu sou um fã da série desde que era criança. Eu fiquei com meu SEGA Saturn por um bom tempo só por isso. Não é por acaso que só fãs de verdade escrevem o nome do jogo com as letras maiúsculas do título. Eu tenho inúmeras versões do jogo completo, de acordo com a região, como também versões demo e edições de Natal do jogo. Em alguns círculos, existe uma procura por versões betas do game, que parecem que não estão disponíveis para o público. A maioria das pessoas as quer para pesquisar; eu, porém, quero uma para ver coisas que foram deixadas de lado na versão final.
Particularmente, eu estava atrás de um nível e chefão perdidos. As pessoas que examinaram os dados usados nos jogos de Saturn descobriram informações sobre um chefão chamado “SELPH”, e sobre um nível não-usado. Nos dados, ele tinha o nome de “CLARIS-TOWER”, obviamente fazendo referência a personagem feminina, Claris. No total, há 7 níveis no jogo;  sendo o sétimo compartilhado pelos dois personagens no final do jogo, e ele é exatamente o mesmo para os dois, só se diferenciando nos modelos de personagem. Muitos fãs de NiGHTS dariam qualquer coisa para jogar esse nível e derrotar esse chefão, apesar de que uma versão com os dois estando intactos não existe. Apesar disso, eu esperava encontrar uma cópia onde os dois eram jogáveis.
Um dia, eu encontrei um produto no Ebay com o nome de “DISCO DE NIGHTS SEGA SATURN”. Era um nome bastante mundano para um produto. Eu dei uma olhada, esperando achar uma das muitas versões americanas que você acha espalhadas em toda a parte. O que eu vi não era isso. As fotos do produto mostravam um CD dourado com a palavra “Nights” escrito nele com marcador para CD, e, embaixo, o que parecia ser Katakana (ou, pelo, eu acho que era: faz cinco anos que eu não tenho uma aula de japonês). Estava à venda por um preço incrivelmente baixo, então eu apertei “buy it now” e esperei-o chegar. Depois de comprar, eu notei que o vendedor não tinha nenhum feedback. Desconsiderando o fato de que ele podia ser um trapaceiro ou um usuário novo, eu simplesmente decidi esperar.
Menos de uma semana depois, chegou. Eu me lembro como veio: envelope de papel pardo, sem remetente. O disco era exatamente como fora mostrado nas fotos. Meu coração deu um salto. Eu rapidamente confirmei que estava funcionado, e, apesar da tela de título ser um pouco diferente da original, fui deixar feeback para o vendedor. Assim que estava para fazer isso, porém, vi que ele tinha deletado a conta. Achei estranho, mas nem liguei muito, já que eu estava mais do que pronto para explorar a versão beta desse jogo.
Eu voltei para o meu Saturn e liguei o jogo de novo. Não tinha o vídeo de abertura da versão final, mas a tela de título era parecida, exceto por NiGHTS estar numa pose diferente. O logo era o mesmo, e faltava música na primeira tela, que nem no original. Eu apertei start e fiz um novo save. Os menus eram idênticos aos da versão final, mas eu estava ansioso para descobrir as diferenças, então selecionei Elliot como meu personagem e comecei a jogar. A história de Elliot era a mesma da versão original. Os níveis eram os mesmos, assim como os chefões. Parecia que nada estava diferente, até que eu cheguei à Twin Seeds, o último nível. O layout era o mesmo, mas, quando cheguei ao fim do nível, havia uma diferença notável. No nível final, você não pode se juntar com NiGHTS no começo, e tem que voar através do nível como a criança que selecionou. No final do nível, depois que você recupera toda a ideya, a criança com a qual você não estava jogando aparece como um NPC e te ajuda a quebrar a barreira ao redor de NiGHTS para que você possa se juntar a ela e lutar contra o último chefão. Claris não apareceu. Não havia barreira. Elliot se juntou a NiGHTS e foi lutar contra o chefão sozinho.
Eu achei que eles ainda não haviam programado a cena que eu descrevi, pelo menos, para essa versão. Eu derrotei o chefão, e os créditos passaram, só quem sem as cenas da versão final. Depois que os créditos acabaram, eu comecei o jogo de Claris. Que nem o de Elliot,era quase igual ao original. Isso, pelo menos, até eu jogar todos os três níveis dela. Eu estava esperando que o último nível de Claris fosse Twin Seeds, mas, quando voltei para selecionar um nível, o símbolo para o seu nível final era diferente do símbolo de Twin Seeds. Era a forma de uma espiral de cabeça para baixo.Eu quase pulei de entusiasmo. Era o nível perdido! Eu esperava que estivesse totalmente jogável, e lá estava ele, bem à minha frente. Sem pensar duas vezes, apertei A e comecei a jogar.
Foi aí que Claris fez algo que me surpreendeu. Ela mudou a expressão em seu rosto. Enquanto a tela mudava para o começo do nível, sua face, normalmente feliz e otimista, mudou para mostrar um olhar temeroso. O título do nível não foi mostrado. Quando o nível começou, Claris tocou uma plataforma fora de Ideya Palace, que estava prendendo NiGHTS. Embaixo da plataforma, estavam ruínas escuras e enevoadas; pareciam ter a forma de uma espiral girando para baixo. Antes que eu pudesse explorar melhor o nível, uma risada assustadora, diferente de qualquer outra que eu já tinha ouvido no jogo, soou, e Claris voou para fora da plataforma, no ar. Ela flutuou lá, suspensa, já que a plataforma prendendo NiGHTS e Ideya Palace caiu nas profundezas obscuras embaixo. Não havia música, só silêncio.
O modelo de Claris ficou em posição fetal, e flutuou tremendo no ar por um momento. Foi aí que eu consegui voltar a controlá-la. Não havia limite de tempo nesse nível. Você simplesmente voava pela espiral até chegar ao fim. Enquanto ela descia, a risada arrepiante recomeçou. Quanto mais você descia, mas intensa ela ficava. Em alguns pontos, eu consegui distingüir palavras. Dizia coisas como “Deus te abandonou” ou “Não há prazer em sonhos, apenas uma doce morte”; coisas mórbidas e terríveis. Eu comecei a ouvir choro. Depois de um momento, eu percebi que era de Claris. Isso continuou pelo que pareceram horas.
Quando cheguei ao fim, houve uma pequena transição. Claris tocou uma área iluminada no meio do nada negro. Ela olhou ao redor enquanto NiGHTS flutuava à sua frente. Exceto que algo estava diferente. NiGHTS não parecia certa. Ela estava acinzentado, quase apodrecida. A risada se intensificou ainda mais. Então, falou. “Ela é nossa agora. Logo, ele será, e, então, você também. Nós somos eles, nós somos você. Nós somos tudo o que será, e tudo o que perecerá. Nós somos Eu (do original, Self).”
Quando o monólogo acabou, as sombras se levantaram envolveram Claris. Ela gritou, enquanto a voz sem corpo gargalhava, e foi silenciada quando a escuridão a empalou pela boca. A tela ficou preta e o jogo resetou.
NiGHTS não estava mais presente na tela de título. Eu retornei para a tela de seleção de personagem e vi que Claris não era mais selecionável. Seu nome estava cinza, e ela estava completamente ausente do menu. Elliot, porém, podia ser selecionado. Eu notei que, quando eu ia selecionar um nível para ele, o cursor passava por cima do ícone do último nível de Claris. O olhar no rosto de Elliot mudou quando eu movi o cursor sobre o ícone de Espiral, como se estivesse me pedindo para não selecionar. Eu senti como se devesse fazer isso. Quase como se eu tivesse de voltar para salvar Claris. Então eu apertei A e levei Elliot para o nível.
Não havia seqüência com NiGHTS, nem espera para ganhar controle sobre a criança voadora. Eu fiz Elliot descer o abismo enquanto a risada de Selph recomeçava. As coisas que ele disse ficaram mais abusivas, mais degradantes. As palavras “bicha” e “viado” foram mencionadas várias vezes. Como antes, Elliot também começou a chorar enquanto eu chegava ao fim da espiral. Quando ele chegou à área em que Claris tinha estado, eu percebi os restos de NiGHTS, mais apodrecidos do que antes. A voz parou de rir e falou novamente. “Agora ele pertence a nós. Você também irá se juntar a nós. Não há Deus para te salvar. Você irá se juntar a nós no esquecimento.”
As sombras se levantaram ao redor de Elliot e o engoliram do mesmo modo que engoliram Claris. A tela ficou preta, e a voz falou novamente, quase como se me provocasse. “Nós vamos lhe ver logo.”
O jogo voltou para a mesma tela de título vazia e sem NiGHTS. Eu fui selecionar um personagem, e nenhum dos dois estava lá. Ainda assim, o ícone da Espiral ainda estava selecionável. Eu sabia para quem era aquilo.
Talvez eu enfrente-o algum dia."

Original: Creepy + Pasta

2 comentários:

  1. dizem que ele morreu
    durante o sono

    (brincadeira, nunca houvi falar desse jogo =)

    ResponderExcluir
  2. Me lembrou Nightmare on Elm Street.

    ResponderExcluir

Comenta, pelo amor de deus.