quarta-feira, 22 de junho de 2011

6 momentos bizarramente estranhos do universo de Mario


A série Mario Bros. é um lugar onde bater num tijolo flutuante com sua cabeça e esperar dinheiro sair dele é considerado normal. Esses jogos são clássicos, então nem paramos para pensar sobre os absurdos que aparecem neles. Para algo ser considerado sinistro dentro desse contexto, teria que ser extremamente bizarro - como, por exemplo...

#6. Mario Party 8 - Acontecimentos Bizarros na Floresta


Os jogos de Mario Party podem ser bastante divertidos se você jogá-los com muitos amigos (e, se você é um adulto, ajuda estar sob efeito de alguma substância alucinógena). Mario Party imita o formato de um jogo de tabuleiro com a vantagem de que você pode jogá-lo sozinho sem se sentir um triste perdedor (mas, sério, você é).


Você não é bonita o bastante para jogar Mario Party com pessoas.

Muitos dos mini-games em Mario Party são inofensivos - exceto por um chamado "Eyebrawl". Ele é... Na verdade, não tem uma maneira de descrevê-lo. O jogo começa com os personagens andando numa floresta escura à noite - o que já é de todo suspeito - quando esses inexplicáveis olhos flutuantes aparecem do nada.

Jogos de Mario não deveriam nos lembrar daquela cena de O Iluminado.

A Super Mario Wiki nos informa que olhos flutuantes já apareceram antes em Mario 64, o que é estranho, porque nós não nos lembramos deles, exceto de quando saem de nossos próprios pesadelos. O objetivo do mini-game é mover o wiimote em círculos, fazendo os olhos ficarem tontos enquanto seguem cada movimento seu com, bem, eles mesmos.

"Ah meu deus - todos estão olhando! É como estar no shopping!"

Quando ficam tontos, eles explodem numa nuvem de fumaça - apenas para serem substituídos por outros ainda maiores. O jogador que explodir mais olhos vence. E então, o pesadelo finalmente acaba, certo? Errado - ele só começa.

Veja, muitos dos mini-games terminam com o vencedor fazendo uma dança comemorativa, mas, nesse caso, a celebração é interrompida quando vários olhos pequenos aparecem do nada e vão em direção aos jogadores. O vencedor começa a gritar e foge assustado, deixando o chocado e aterrorizado perdedor ser cercado por aquelas coisas numa cena que parece o que achávamos que acontecia fora da visão da câmera em A Bruxa de Blair.


Enquanto isso, o grande olho restante simplesmente fica parado ao fundo, te observando em silêncio. A imagem fica lá por um tempo bem longo (uns sete ou oito segundos) antes do jogo normal voltar. Tenha em mente que a média de idade dos jogadores de Mario Party é, provavelmente, uns sete anos. Se você estiver jogando Mario Party com seu filho ou um parente mais novo, e parar neste mini-game, boa sorte em explicar para ele o que está acontecendo com seu personagem enquanto ele chora inconsolável.

"Mesmo porque, já era hora de você aprender que não existe um Deus."

#4. Super Mario 64 - O Piano Assassino


Tudo sobre Mario 64 é um pouco assustador. A música assombrosa na escadaria sem fim. O grande Chomp. Aquela maldita enguia gigante que te persegue no nível da água. Até o próprio Mario parece um maníaco com aqueles gráficos.

Eles provavelmente não queriam passar a impressão de "cara que respira pesadamente enquanto te encara no metrô", mas aí está.

Mas a parte mais assustadora é a cena no nível da casa assombrada que não tem outro propósito a não ser te fazer cagar nas calças. Enquanto explora a casa, você chega num quarto com nada além de um piano.

Que legal.

Mas, quando você se aproxima do piano, isso acontece:


Ele pula em você, revelando um conjunto enorme de dentes afiados e um apetite por pele humana.

Adeus, infância.

Aliás, essa é a verdadeira música do vídeo (tirando o grito, mas essa é parte menos aterrorizante). É exatamente o tipo de música de fundo perturbadora que você ouviria num filme de David Lynch.

Ah, e não há maneira de parar o piano. Não tem jeito de matá-lo. Ele simplesmente continua te perseguindo até que você morra. A única solução é desistir e escapar. Como dissemos, ele não tem outro uso a não fazer com que você nunca mais durma. E então, você sai do quarto e anda pela casa, sabe, para acalmar um pouco os nervos, se recompor... E adivinha o que você encontra depois?

AAAAHHHHHHHHHHHHHHHH!!

#4. Vários - Super Mario e as Faces da Morte


Nos primeiros jogos de Mario Bros., sempre que Mario ou Luigi "morriam", eles simplesmente pulavam para fora da tela, num estilo meio "opa", como se assegurassem as crianças de que, na verdade, estavam bem.

Isso ensinou uma geração inteira que você pode cair de um penhasco sem grandes conseqüências.

Outras vezes, Mario simplesmente caía para trás com as pernas levantadas, que nem uma criança fingindo de morta.


Esse era o máximo de violência que as mortes podiam ter naquela época. A tecnologia, porém, tem permitido aos desenvolvedores criarem cenas ainda mais realistas nessa área, e os jogos de Mario não são exceção. Como em Mario 64, onde você pode ouvir Mario se afogando e ver seu corpo estático flutuar até a superfície. Primeiro, ele agarra a própria garganta, enquanto a água começa a entrar:


E então ele pára de se mexer, ficando de barriga para baixo na superfície, como uma vítima real de afogamento. Uma sombra do crânio de Bowser flutua sobre a cena:


Muitas das outras animações de morte nesse jogo incluem Mario gritando de medo enquanto cai de uma grande altura, tossindo e sufocando desesperadamente por causa de gás venenoso, e lutando em vão enquanto seu corpo é lentamente sugado por areia movediça.


E, caso você esteja imaginando como é o esqueleto do Mario, você pode vê-lo sendo eletrocutado em Super Mario Galaxy. Esse tipo de coisa não deixa espaço para dúvidas. Existe uma certa qualidade nas mortes de Mario nos tempos atuais, como se quisessem te dizer que ele está morto e que isso é culpa sua.

Então é por isso que Mario nunca conseguiu ser um encanador: ele não tem dedos.

Até as telas de "Game Over" ficaram mais sinistras com o passar dos anos. Fato interessante: elas são chamadas assim porque costumavam ser só uma tela vazia com "Game Over" escrito. Muitas vezes, você havia acabado de ver seu personagem morrer de um modo incrivelmente violento, então as palavras já eram suficiente. Aparentemente, a Nintendo achou que nós estávamos imaginando o que acontece com nossos personagens quando eles morrem no jogo. É daí que vem a crescente tendência de incluir imagens desnecessariamente detalhadas dos personagens parecendo extremamente envergonhados e derrotados.

E tem aquelas que os mostram com a aparência de quem acabou de ser torturado enquanto flutuam num mundo negro, que nem em Donkey Kong Country:


Outras vezes, eles são mais diretos sobre o fato de que você acabou de mandar seu personagem para o inferno eterno:


E então, tem a inesquecível Luigi's Mansion. Uma versão ainda não finalizada do jogo incluía essa tela perturbadora de Game Over:

"Você não controla mais Luigi. Apenas as vozes o controlam agora."

Aparentemente, eles perceberam que parecia que Luigi estava prestes a assassinar sua família, ou tinha acabado de fazer isso, porque a tiraram da versão final do jogo.

#3. Super Mario Sunshine - Bowser e seu Caso Amoroso com a Princesa


Aí vai uma das maiores perguntas não respondida sobre os mitos de Mario: quem é a mãe de todos os filhos de Bowser? No total, há oito deles, e Bowser fica tentando conquistar reinos aleatórios de água e areia para eles usarem como parquinhos. Ainda assim, nunca vimos uma Rainha Koopa.

Alguém tinha que invocar essas abominações.

Super Mario Sunshine menciona essa questão diretamente. No jogo, Mario tem que resgatar a Princesa Peach (o de sempre), só que, dessa vez, o raptor não é Bowser, mas seu oitavo filho: Bowser Jr. Quando perguntam por que está fazendo toda essa bosta, ele diz que o motivo é porque ele queria proteger sua mãe:

Princesa Peach.

Essa vadia é malandrona.

E, caso você ache que o garoto está simplesmente confuso ou que confundiu as palavras ou que nós estamos tirando isso do contexto, veja a cena por si mesmo:


Há muitas reações apropriadas para uma tartaruga coberta de espinhos dizendo que você deu a luz a ela. Choque, repulsa, negação enquanto grita "impossível!" - o que seria uma boa escolha de palavra nesse caso. Peach, ao contrário, não escolhe nenhuma das alternativas anteriores. Ao invés disso, ela fica com essa cara:


... E depois de um momento de hesitação, diz: "Eu sou sua mãe?"

O garoto responde: "É, o papai me disse tudo sobre isso."

Nesse ponto, ela deveria dizer: "Bem, seu pai está confuso, porque eu iria me lembrar de transar com uma tartaruga gigante" ou "Você está me confundindo com alguém - alguém com uma vagina muito, muito maior."

Mas, não - pelo contrário, Peach diz: "Então você é o filho do Bowser?"

Ah, os perigos de cogumelos mágicos!

Pois é. Quando chamada de "mãe", tudo fez sentido para ela ao descobrir que Bowser era o pai. Isto é, ela sabia que tinha transado com Bowser, ficado grávida, e abandonado o filho em algum ponto, mas só precisava saber que esse era o filho.

"Eu não consigo me lembrar da maioria das coisas que aconteceram nos anos 80 por causa de toda a cocaína."

Se você não consegue entender porque isso é assustador num nível com olhos gigantes da floresta, aproveite este vídeo de tartarugas gigantes transando:


Agora imagine que a Princesa Peach está embaixo.

A parte mais sinistra é que isso até que faz sentido: para cada personagem principal nos jogos de Mario, existe uma personagem feminina, com exceção de Bowser, então não é difícil de imaginar que Peach tenha mesmo dado a luz àquela monstruosidade. Já apontamos que ela continua se deixando ser seqüestrada, como se ela e Bowser compartilhassem algum tipo estranho de fetiche. Adicione isso ao fato de que todo evento especial para o qual Mario convida Peach (comer bolo, sair de férias, celebrar um festival) acaba se tornando uma armadilha, e é como se Bowser e Peach estivessem continuamente tentando se livrar de Mario, mas ele é o único que não percebe.

Mario é a única coisa no caminho dessa família feliz.

E já que estamos falando de sexo interespécies...

#2. Mario & Luigi: Superstar Saga - Bowser Pós-Operação


Mudança de gênero é um conceito estranhamente recorrente nos jogos de Mario. Birdo, de Super Mario 2, era descrito no manual de instruções como um garoto que achava que era uma garota, e um personagem em Paper Mario: Thousand-Year Door tinha problemas similares com seu sexo (ainda mais problemático pelo fato de que ele/ela tinha uma queda pelo Mario).

Todas as mocinhas têm uma queda pelo Mario.

Mas o RPG de Game Boy Advance Mario & Luigi: Superstar Saga supera tudo isso. Os dois principais vilões do jogo são Bowser e uma bruxa qualquer chamada Cackletta. Os irmãos Mario derrotam ambos em pouco tempo, porque é assim que eles lidam com as coisas. Mas o jogo não termina aí, já que isso iria fazer muito sentido. Não, ao invés disso, a alma de Cackletta possui o corpo inconsciente de Bowser.

Isso com certeza não foi consensual.

Contudo, essa não é a parte estranha. O que acontece é que a alma de Cackletta no corpo de Bowser não significa simplesmente que o corpo tem alguém no banco do passageiro, significa que Bowser se funde com o que quer que Cackletta era em primeiro lugar, criando algo chamado... Bowletta.

Que é basicamente Bowser, mas com peitos maiores.


Bowletta também pode se transformar em Dark Bowletta - que é basicamente Al Jolson, mas com peitos maiores.

De qualquer forma, esse novo vilão é tão poderoso que os irmãos são forçados a inventar um plano que inclui fazer Luigi se vestir de Princesa Peach - sabe, no caso de você pensar que só vilões possuem dúvidas quanto ao seu gênero.

Outra coisa perturbadora aqui é que, se você procurar por "Bowletta" no Google Imagens, a maioria dos resultados são fanarts. Aparentemente, a primeira e única aparição de Bowletta foi o suficiente para capturar a imaginação de dúzias de tarados com contas no DeviantArt. Por tudo que há de mais sagrado, não procure por isso com o filtro desligado.

Exatamente o que queríamos ver.

#1. Super Mario Bros. - The Minus World


O fato de que esse é um glitch não planejado faz dele ainda mais assustador. The Minus World é um nível escondido no Super Mario Bros. original de 1985, mas o problema é: ninguém o colocou lá. É, essencialmente, uma coleção de dados randômicos que, por coincidência, se manifestou na forma de um nível jogável.

Mas pode ser um fantasma no Game Boy, se você quiser.

Funciona assim: sabe a "warp zone" no final do nível 1-2? Quando você chega lá, tem três canos que te permitem pular para um World diferente, até o World 4.

E é por isso que ninguém nunca viu o resto do World 1.

Porém, se você chegar à warp zone por meio de um caminho alternativo, você pode entrar no primeiro cano antes do jogo lhe atribuir um nível como destino.

Perceba que não há "4" em cima do cano.

Como resultado, o jogo não sabe aonde te mandar, e você acaba parando num "não-nível". A razão pela qual a tela mostra um "-1" é porque o jogo sempre tenta ler o símbolo em cima do cano para saber onde você está indo, e, nesse caso, o único símbolo é "absolutamente nada". Então, ao invés de mostrar algo do tipo "7-2" (World 7, Nível 2), ele mostra "-1" (World nada, Nível 1).


O que você encontra no Minus World vai contra tudo que você sabe como um jogador de Mario: na versão americana do jogo, Mario está preso num nível aquático que se repete infinitamente, então fica assim para sempre até que um inimigo o mate ou o tempo acabe. A versão japonesa, porém, possui alguns níveis, e você pode ver coisas loucas como inimigos aquáticos em terra, às vezes um Bowser voador decapitado e um mastro de bandeira aquático sem a bandeira.

Como se esse jogo precisasse ficar mais insano.

Talvez mais problemático, algumas vezes você pode ver a Princesa Peach flutuando ali, só fazendo suas coisas - o que é bastante bizarro, porque ela é a personagem mais rara do jogo. Você só a vê no final. Se isso é gerado aleatoriamente, não deveria ser uma tartaruga, ou algo do tipo?

As leis da probabilidade não funcionam nesse lugar.

Algumas pessoas foram mais além, hackeando o jogo para passar da versão americana do -1. Basicamente, se você usar um editor de níveis e adicionar um mastro de bandeira no meio do nível infinito, você pode forçar o jogo a te mandar para o que quer que esteja adiante. Alguns usaram a mesma técnica para descobrir o que há depois do World 8 (o último), e a resposta é: coisas ainda mais estranhas.

Por que isso aconteceria?

É a corrupção do familiar que faz disso tão desconcertante. É provável que a maioria das pessoas lendo isso jogaram esse jogo uma ou duas ou 97 vezes. Saber que tudo isso está escondido dentro de algo tão conhecido é como, acidentalmente, encontrar um quarto secreto na casa da sua infância, entrar, e ver sua mãe fazendo sexo com um palhaço.

E vai ter um monte de post saído da maravilha de site que é o Cracked por acho que estou apaixonada por ele

3 comentários:

  1. sério ontem eu tentei fazer esse glicht no me mp5 ó que parece que num funfa

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  2. sim eu sábia de quase isso tudo,mais tenho pena do bowser quando ele perde pro mario ai como eu odeio o mario queria um jogo só para o bowser.

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