quarta-feira, 15 de junho de 2011

8 lendas urbanas sinistras sobre videogames (que são verdade)

As lendas urbanas de todas as eras sempre pareceram refletir o que os adolescentes estavam fazendo naquela época: há 40 anos, eles contavam histórias sobre seriais killers atacando crianças transando nos carros e criminosos fugitivos se escondendo no banco de trás de alguém, porque eles ainda não tinham mochilas a jato. Hoje, muitos jovens passam seu tempo na frente de telas de videogame, então não é à toa que temos lendas como...

#8. Super Mario Galaxy 2 - As Pessoas Sombra de Hell Valley


Num jogo como Mario, você geralmente está focado demais em não cair da plataforma que está se despedaçando para parar e olhar ao redor. Especialmente em Mario Galaxy, onde você é mandado através do espaço de um mundo para o outro, a vastidão do jogo passando por você num borrão.

Para o mesmo efeito, recomendamos tinta em spray.

Mas se você tiver a chance de parar e olhar para o horizonte, você vai achar algumas coisas extremamente bizarras. Especificamente, em um nível de Super Mario Galaxy 2, se você mudar para a visão em primeira pessoa e olhar em uma certa direção, você pode ver figuras sombreadas na borda da galáxia.


Aonde quer que você vá naquele nível, se você olhar para cima e para a esquerda, eles sempre estarão lá. Você não pode chegar mais perto. Você nunca se encontra com essas "pessoas", e ninguém no jogo as menciona.

Elas simplesmente ESTÃO lá.

Então, essa é basicamente a versão gamística da lenda urbana do Slender Man. Fãs já começaram a vê-las em outros níveis, a escrever fanfics sobre elas e a especular sobre o que elas poderiam ser: habitantes locais (quer dizer, aliens) observando Mario de longe? Aqueles gigantes estranhos de Legend of Zelda: Majora's Mask?


Mas elas não poderiam simplesmente ser, sei lá, árvores, ou algo do tipo? Bem, alguém ficou curioso e começou a revirar os arquivos do jogo. E é aí que as coisas ficam realmente esquisitas.

Parece que o padrão do céu daquela área se chama "BeyondHellValley". "Hell Valley" não é o nome daquele nível, nem de nenhum nível de Mario Galaxy. Nem soa como algo que você encontraria num jogo de Mario. E as formas? Elas se chamam "HellValleySkyTree". Ah, olha só! São somente árvores. Agora, vamos ver a imagem delas...

ELAS NÃO SÃO ÁRVORES.

Então, quê isso, Nintendo? Alguns dizem que "Hell Valley" é o nome em japonês daquele nível (o que não surpreende muito, para falar a verdade), ou o nome de um nível beta que foi abandonado... Mas nada disso chega perto de explicar por que aqueles caras estão ali e o que nós fizemos para eles nos olharem daquele jeito.


#7: World of Warcraft - Dungeons Escondidas e Crianças Possuídas


De algumas formas, o mundo virtual de um MMORPG é como o mundo real; enquanto o mundo real tem hospitais abandonados assustadores e prisões nas quais ninguém ousaria passar a noite, jogos como World of Warcraft possui áreas escondidas que foram fechadas e abandonadas pelos criadores do jogo, mas ainda existem se você souber como encontrá-las. E elas são igualmente sinistras.

Metrôs reais e virtuais são cheios de estupradores escondidos.

Pegue como exemplo uma dungeon inutilizada na parte de fora de uma área chamada Karazhan (algumas vezes chamada pelos jogadores de "Baixa Karazhan"). É uma dungeon que, aparentemente, foi abandonada no meio do desenvolvimento, e, na frente da entrada, tem um portão impossível de passar. Mas, assim como aquela velha mina abandonada fora da cidade, você pode entrar (nesse caso, você pode dar a volta no portão usando vários glitches). E, dentro, você acha isso:


Junto com aos típicos labirintos de túneis de WoW, você encontra Os Pecadores de Cabeça para Baixo. É exatamente o que parece: um quarto embaixo da água cheio de pessoas sem mãos e sem olhos, acorrentadas de cabeça para baixo e afogadas.

Especulações populares dizem que a Blizzard desistiu de usar a dungeon porque estavam com medo de que isso poderia fazer a classificação do jogo subir para M, mas não tem um meio de saber.

"Essa merda está ficando obscura. Vamos só jogar alguns murlocs numa caverna e usar isso."

Mas esse não é todo o terror que WoW tem para oferecer. A primeira cidade que você encontra depois de começar como humano se chama Goldshire, e ela tem seu próprio segredinho misterioso.

Uma casa à beira do Crystal Lake, que fica a leste da cidade, é normalmente vazia. Às 07h00min no relógio do servidor, porém, você às vezes pode achar seis criancinhas no quarto, paradas numa estranha formação.


Você acha isso sinistro? Elas costumavam ficar num pentagrama.


Alguns jogadores já ouviram barulhos estranhos, como gritos de banshee ou a voz de CThun, um antigo chefão supremo saído diretamente da lenda de Cthulhu, dizendo "Você vai morrer". Você pode até segui-las da cidade de Stormwind City, a capital dos humanos, até a casa, e eles nunca saem da sua pequena e fofa formação de pentagrama durante todo o caminho.

Own, vocês crianças são simplesmente umas graças com seus joguinhos satânicos!

O mais assustador de tudo é a música que toca quando você entra no quarto.


É uma música completamente personalizada, que não é encontrada em nenhum outro lugar do jogo, e se tem uma coisa que a Blizzard gosta mais do que re-usar arte, é re-usar música (se você não acredita em nós, vá a qualquer pousada no jogo). Isso quer dizer que não foi simplesmente um estranho cara solitário que programou o comportamento dessas crianças. Eles tiveram que fazer o departamento de música construir uma nova peça para acompanhá-las.

#6. Portal - GLaDOS amarrada e amordaçada


Há apenas dois personagens em Portal - o que você controla, e uma I.A. maluca chamada GLaDOS. Você passa o tempo inteiro pulando pelas armadilhas de GLaDOS, resolvendo puzzles baseados em teletransporte que ela deixa para você (pela promessa de bolo) e lentamente realizando que algo está muito errado aqui.

E, assim, nasceu um meme particularmente virulento.

Finalmente, no final do jogo, você se encontra com a verdadeira GLaDOS, uma entidade enorme e robótica. Você luta contra ela, vence, e tudo fica bem (apesar de ser meio "... ou será que não?").

Mas você já deu uma boa olhada na GLaDOS?


No começo, ela parece uma bagunça de maquinaria e cabos, mas, se você olhar bem, ela lembra um figura humana pendurada de cabeça para baixo. Isso não é coincidência: se você jogar com os comentários ativados, Jeremy Bennett, o diretor de arte de Portal, diz, "Eventualmente, nós decidimos fazer um aparelho mecânico enorme com uma delicada figura robótica pendurada, o que compila, com sucesso, o poder e a feminidade de GLaDOS."

Cara, ela é gostosa.

Originalmente, de acordo com Bennett, ela parecia uma versão de cabeça para baixo da pintura "O Nascimento de Vênus", de Botticelli:


Mas o modelo final não se parece com isso. A postura está errada. Na verdade, as pessoas no game-ism.com acham que ela se parece mais com uma mulher que foi amarrada e amordaçada:

Desenho via Game-Ism

Então, o que isso significa? De acordo com as pessoas naquele site, tudo o que GLaDOS queria era ser livre (um objetivo que você ajuda-a a conquistar quando a mata). Mas, às vezes, é melhor nem saber como ela ficou daquele jeito.

#5. Universo de Mario - Luigi está morto e Daisy é deformada


Então, aparentemente, os jogos de Mario estão cheios de coisas sinistras. Sabendo disso, não ficamos tão chocados ao descobrir que os fãs de Mario estão sempre procurando conspirações escondidas nos games. Nós estamos, porém, um pouco perturbados pelo que eles descobriram.

Não achávamos que as coisas poderiam ficar mais assustadoras do que aquele filme live-action recheado de bigodes de pedófilo. Estávamos errados.

Veja Luigi's Mansion para GameCube, que é sobre o irmão mais alto e mais verde de Mario caçando fantasmas numa velha mansão. De acordo com uma lenda urbana que sempre aparece em fóruns confiáveis de jogos, se você for para um certo quarto, ficar num ponto específico e esperar um raio cair, você pode ver o que se parece com a sombra de Luigi pendurada no teto. Como se ele tivesse acabado de cometer suicídio.

Mas isso é ridículo, é claro. Nós até vamos desmentir esse rumor dando uma olhada nessa parte de Luigi's Mansion e...


... Merda. Aquilo realmente se parece com a sombra de alguém pendurado no teto, num jogo sobre mansões assombradas e fantasmas.


debates sobre o que realmente é: alguns dizem que é um glitch, outros afirmam que o jogo, originalmente, seria muito mais obscuro e isso é um dos muitos restos da versão beta... Mas eles todos estão ignorando a resposta mais simples: Luigi sempre foi um fantasma.


E tem a namorada de Luigi, Princesa Daisy, provavelmente a personagem mais fodida da história de Mario. Se você não acredita em nós, procure no YouTube por "Hi, I'm Daisy!". Aparentemente, quando a incluíram em Mario Kart: Double Dash para GameCube, eles apenas lhe deram uma única frase falada ("Hi, I'm Daisy!"), fazendo repetir a mesma coisa de novo e de novo como uma assassina psicopata.

Poucas coisas no assustam mais do que a maldita Princesa Daisy.

Mas, caso você não ache isso perturbador o suficiente, que tal o fato de que ela tem um terceiro olho na nuca? Se você ganhar o troféu de Daisy em Super Smash Bros. Melee, vá até a galeria de troféus e dê zoom até que a câmera mostre o que há embaixo do seu cabelo. Você pode ver algo que, claramente, não deveria estar ali.

Luigi ficou com medo de dizer algo, não sendo familiar com anatomia feminina.

Isso poderia ser um erro de modelagem, mas o que é estranho é que não se parece com os olhos normais de Daisy: é todo deformado e nojento.

Isso definitivamente não é como terceiros olhos deveriam ser.

Isso é tão conhecido que o terceiro olho de Daisy foi, mais tarde, incorporado à sua personagem em M.U.G.E.N., um jogo de luta que usa vários personagens aleatórios de diferentes franquias. Ah, e ele dispara lasers:


#4. EarthBound - Tudo Sobre Aborto


Para muitas pessoas, a única experiência com EarthBound (também conhecido como Mother 2 no Japão) são os personagens e os níveis que aparecem nos jogos de Super Smash Bros.: criancinhas com tacos de baseball e io-iôs em ambientes coloridos e alegres. E isso é uma representação bastante precisa de uns 95% do jogo, onde você corre por aí com quatro crianças que estão tentando salvar o mundo lutando contra coisas como insetos, e robôs, e táxis.

É como Pokémon, só que menos chamativo.

Mas a última hora do jogo é algo totalmente diferente de tudo que vem antes. Primeiro, as crianças tem suas almas arrancadas de seus corpos e colocadas em robôs. Quando você finalmente chega ao último chefão, um alien maligno que está tentando destruir o mundo, as coisas começam a ficar verdadeiramente perturbadoras.

Dê uma olhada no lar de Giygas, The Devil Machine.

A parte do meio se parece bastante com uma imagem endoscópica da cérvix de uma mulher. Como veremos, isso não é acidente. Quando você luta contra Giygas, ele começa a ficar assim:


E acaba ficando assim:


Primeiro, uma cérvix, e, agora, algo que se parece com uma pintura de um feto feita por Andy Warhol. O que tudo isso poderia significar? A teoria mais comumente aceita é que, para derrotar o alien do mal, os personagens voltam no tempo até o ponto em que ele está mais fraco: isso é, como um feto. Então, basicamente, Ness e seus amigos estão executando um aborto estilizado. Num jogo originalmente chamado Mother.

Mas isso é só um acidente sinistro, certo? Na verdade, não. Shigesato Itoi, o criador do game, disse em entrevistas que ele baseou a batalha com Giygas numa experiência traumatizante de sua infância: acidentalmente, ele entrou na sala errada do cinema e testemunhou uma cena de assassinato de um filme chamado O Policial Militar e a Moça Desmembrada (sim, isso existe). Como se isso já não soasse horrível o bastante, Itoi achou que ele estava vendo um estupro e ficou profundamente afetado por isso.

Sério, Japão. O que vamos fazer com você?

Aparentemente, Itoi decidiu superar seu trauma de infância incluindo algo igualmente perturbador num jogo da Nintendo... Assim traumatizando milhões de outras crianças.

#3. Braid - A Garota é uma Bomba Atômica


Superficialmente, o sucesso indie Braid é um jogo plataforma igual a muitos outros games da era 8-bit e 16-bit. Você controla Tim, um cara que pode reverter o tempo e usa seus poderes para achar uma princesa perdida, bem no estilo de Mario. Mas a jogabilidade simplística é enganosa; o simbólico e ambígüo final dá dicas de uma história maior e mais estranha (SPOILER: A "princesa" que você está tentando resgatar não está exatamente feliz em te ver). E, além disso, Braid possui um segredo assustador que você não poderia encontrar a não ser que fosse um médium. Ou, sabe, a não ser que alguém simplesmente contasse pra você sobre ele. O que for.

Médiums fazem parte de uma boa parte da demografia de jogos indie, eclipsados apenas por "pessoas com moicanos".

Escondidos através do jogo estão cinco mundos onde estão sete estrelas secretas. O jogo não te dá nenhum tipo de conhecimento de que eles estão ali -- nenhum achievement, nenhuma dica, nenhuma pista, nada. Você pode passar o jogo todo sem saber que eles existem, ou, mesmo se você souber o que está procurando, elas são excepcionalmente difíceis de encontrar e obter. Uma estrela requere esperar na tela por duas horas só para pegá-la, e outra não pode ser adquirida se você já tiver completado o segundo mundo.

Se você tem mais tempo livre do que sabedoria, sinta-se à vontade para tentar.

Então, o que acontece quando você consegue todas as sete estrelas? No começo, nada. Se você retornar para o último nível do jogo, porém, vai ter uma leve diferença.

Como mencionamos, o jogo é bastante confuso: Primeiro, parece que você está ajudando a princesa a escapar do cara mau, mas o que acontece é que você está assistindo a situação ao contrário e ela está, na verdade, escapando de você (aparentemente, você é um cuzão). Mas jogue-o depois de ter todas as estrelas escondidas, e o nível está mudado sutilmente de uma maneira que você pode alcançar a princesa e tocá-la... Nesse ponto, ela começa a piscar loucamente e você ouve o som de uma bomba nuclear detonando.

Mas o quê?

Essa é uma frase que você fala muito enquanto joga Braid.

Então, aquele jogo com inimigos fofos, ambientes bonitos, e uma missão inocente para salvar uma princesa, é, aparentemente, uma metáfora para a criação da bomba atômica; ou, mais especificamente, como os criadores queriam poder voltar no tempo e desfazer todo o dano. Claro, tudo isso que foi tirado desse jogo corra-e-pule colorido só prova o quão loucas são essas conspirações.

Ah, espera, nós mencionamos que o epílogo do jogo estrela uma citação de Kenneth Bainbridge, o líder dos testes de bomba atômica de Trinity?


#2: Microsoft Office 95 - O Salão das Almas Torturadas


Se você já esteve na Internet por mais de cinco minutos, você provavelmente está ciente das milhares de correntes de e-mail e das páginas mal feitas acusando Bill Gates de, literalmente, ser o demônio. Aparentemente, o Príncipe da Escuridão deixou pistas de seu segredo obscuro em todos os seus produtos: uma lenda urbana popular diz que nomes como "Bill Gates", "Windows 95", e "MS-DOS 6.21", de alguma 
forma, somam 666, o que é bobagem, porque todos sabem que você não pode somar letras.

Loucura!

Uma outra diz que há algo chamado "O Salão das Almas Torturadas" ou "O Salão das Almas Perdidas" escondido dentro do Word 95; supostamente, é um jogo sinistro em primeira pessoa com gráficos parecidos com os de Doom, e, se você conseguir chegar ao final de um caminho estreito, você vai ver "algo muito, muito perturbador" ou "uma revelação sobre a Microsoft". Ou os dois.

Isso é completamente falso. Não há um jogo assustador escondido dentro do Word 95.

Está no Excel 95.


Espera... O quê? Eles colocaram isso dentro de um programa usado para criar planilhas?

Sim: se você abrir um novo documento no Excel, ir para a linha 95 e seguir mais alguns passos, uma nova janela irá abrir na sua tela e, possivelmente, irá roubar 10 anos da sua vida com o choque resultante. Ao que parece, "Salão das Almas Torturadas" não é um apelidos dramático que as pessoas na Internet inventaram: é o que a janela realmente diz.

Se você está se perguntando por que o céu lá fora é vermelho, você nunca ouviu falar do inferno.

O jogo tem apenas dois quartos, separados por algumas escadas: um com pilares azuis e poças verdes, e um com nomes em vermelho caindo de uma janela. É só isso. O lugar é totalmente deserto, com exceção de você, o que faz as coisas ficaram ainda mais estranhas. Porém... Se você digitar "EXCELKFA" enquanto encara uma certa direção, uma das paredes irá desaparecer enquanto você não está olhando, e, atrás dela, você verá uma ponte estreita e difícil de atravessar, com algo esquisito no final.

Quer saber de uma coisa? Vamos para casa.

Se você conseguir chegar ao outro lado, você vai encontrar o que se parece com uma releitura de outra 
dimensão de A Última Ceia:


Agora, antes que você se encolha embaixo da cama e comece a chorar - esses são, na verdade, os caras que desenvolveram o Excel 95. Aparentemente, os programadores da Microsoft sempre faziam isso: há também um simulador de vôo em 3D no Excel 97, e um jogo de corrida no Excel 2000. É simplesmente uma maneira divertida para eles de colocar crédito em seu trabalho, porque, sério, qual foi a última vez que você leu a página "Sobre nós" de um programa?

Claro, algumas pessoas ainda vêem isso como prova definitiva de que o Bill Gates é, na verdade, o Anticristo, acusando-o de colocar o jogo lá para... Você sabe, ser o Anticristo e essas coisas.

"Mwa-ha-ha. Meu plano maligno de destruir o mundo através de dez bilhões de dólares em doações caridosas está quase completo."

#1: Polybius - O Arcade Destruidor de Mentes


A história de Polybius tem todos os ingredientes de uma boa lenda urbana: é assustadora, misteriosa, e adolescentes morrem nela (ou ficam traumatizados, no mínimo). E é baseado na verdade, pelo menos até um certo ponto. Até onde? Ninguém sabe.

Estava nos Simpsons, então deve ser verdade. 

De acordo com a lenda, Polybius é um jogo que apareceu em alguns arcades em Portland, Ore., por um curto período em 1981. O gabinete era, supostamente, completamente preto (menos o logo), e o jogo era bastante similar ao jogo de Atari, Tempest, exceto pela adição de labirintos estilo Pac-Man e puzzles lógicos, e o fato de que levava as pessoas à loucura. As crianças viciadas no jogo começaram a experimentar efeitos colaterais como náusea, distúrbios do sono, e aversão a videogames.

"A última parte? Ao que parece, não é boa para os negócios."

Algumas fontes afirmam que os feitos eram mais violentos: amnésia, pesadelos apavorantes, tendências suicidas e a "inabilidade de ficar triste".

"Charlie parece estranhamente bem com suas novas tendências suicidas."

É aqui que tudo começa a entrar no território de Alex Jones. De acordo com o dono não-identificado de um arcade, homens vestidos de preto eram vistos coletando dados das máquinas, fazendo algumas pessoas acreditarem que era tudo um experimento da CIA.

De qualquer forma, a única evidência da existência do jogo, até agora, é um screenshot da tela de título...

"Sinnesloschen" pode ser traduzido tanto para "anulação da razão" como para "salsicha muito grande".

... e uma foto em preto e branco do gabinete:


Claro, tentativas sérias de procurar mais informação sobre o jogo são suprimidas pelo fato de que as pessoas começaram a construir seus próprios gabinetes de Polybius, e a tentar recriar o jogo baseado em suas descrições. Então, basicamente, elas o fizeram parecer algo que poderia te dar uma convulsão:


Claro, parece bastante conveniente que a história de Polybius só apareceu na última década, presumivelmente quando as pessoas que testemunharam os eventos começaram a falar, "Sabe aquele jogo bizarro de 81? Pensando agora, ele era bem estranho." Obviamente, a parte sobre os homens de preto parece algo inventado por alguém tentando ser assustador num fórum.

Cara, o lado escuro do governo realmente não tinha vergonha naquela época.

Então, qual é a verdade? Bem, nós sabemos que há um protótipo de Tempest (o jogo que Polybius deveria lembrar) que causava náusea, e também sabemos que o governo dos Estados Unidos se aproximou do Atari para fazer uma versão especial de um de seus jogos em 1980. Snopes.com, apesar de ignorar completamente a lenda, afirma que poderia haver uma versão atualizada do rumor da década de 80 de que agentes especiais coletavam informações em arcades - o que parece confirmar que as aparições dos "homem de preto" eram daquela época.

Espera, o que você tinha falado sobre amnésia?

Lembre-se de que todo esse textão aí é do Cracked
E, aliás, você já percebeu que a Devil Machine inteira lembra o sistema reprodutor feminino? Hmmm

5 comentários:

  1. F O D A
    Genial my girl, genial.

    ResponderExcluir
  2. mano inventarão tambem um polybius versão pc que um japones comprou por 733 mil dolares um absurdo não? ele comprou em intenção de fazer game plays para por no you tube soque o unico video foi dele chorando na tela do computador ao jogar o jogo

    ResponderExcluir

Comenta, pelo amor de deus.