terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ōkami

Pronto, finalmente deixei daquela frescura toda de vídeo vão procurar no Youtube e finalmente fiz o post sobre um dos games mais lindos que existe.


Ōkami odeio esse "O" maldito, vou escrever normal mesmo é um game de aventura lançado para PlayStation 2 e Wii. O jogo se passa em uma época passada oração esquisita do Japão, e, por isso, inclui personagens saídos das lendas e crenças japonesas, além de utilizar-se de vários mitos nipônicos. Okami foi classificado como um jogo sem falhas aparentes, além de ter recebido nota 9.0/10 da IGN.



O game começa contando uma história que ocorreu há 100 anos antes da época atual do jogo, e que diz como Shiranui, um lobo branco, e seu companheiro Nagi, um espadachim, selaram o monstro Orochi, um demônio de oito cabeças, a fim de salvar a vila Kamiki e a amada de Nagi, Nami Owmeudeus, quanto nome. Cem anos depois disso, o descendente de Nagi, Susano, quebra o selo que aprisionava Orochi porque não acredita na história, e, assim, liberta o demônio novamente, que amaldiçoa as terras do Japão. A reverenciada deusa do Sol, Amaterasu, conhecida pelos habitantes da vila como a reencarnação de Shiranui, é chamada até a Terra, e é incumbida de remover a maldição que Orochi lançou, isso junto de seu pequenino companheiro Issun que, por acaso, é muito importante e nem sequer aparece na capa, Amaterasu monopolizadora de capas.

O jogador, como vocês já devem ter percebido, 
Florescendo uma árvore com o Celestial Brush
controla Amaterasu. Ao longo do jogo, é preciso derrotar demônios criados por Orochi, e para isso, pode-se usar tanto as armas da deusa (divididas em três categorias distintas: refletores, rosários e espadas) ou utilizar-se dos poderes do Celestial Brush (o qual, creio eu, foi apresentado no post sobre Okamiden). O Celestial Brush possui 13 técnicas, cada uma com um desenho e poder diferente. O jogador começa apenas com uma, chamada de Rising Sun, que permite transformar a noite em dia. Ao longo do game, são encontradas várias constelações, que, quando completadas, acordam um dos outros 12 deuses. Estes são aqueles que ensinam as diferentes técnicas. Utilizando o Celestial Brush, é possível tanto cortar quanto desacelerar o tempo e fazer árvores florescerem. Porém, tanto poder possui limitações. O Celestial Brush consome tinta. Quando a tinta acaba, Amaterasu fica sem poder usar armas até que uma quantidade X seja reposta. A tinta se repõe lentamente enquanto o Celestial Brush tá até parecendo o post de Professor Layton, só que estou usando Celestial Brush ao invés de puzzles não está sendo usado.

As batalhas ocorrem em arenas. Ao fim de cada batalha, o jogador é recompensado com yen, moeda do Japão e do jogo. A quantidade de yen ganha pode ser aumentada com os bônus de batalha, ganhos se a luta for ganha rapidamente e sem tomar dano. O yen pode ser usado para comprar itens ah vá, pra que mais seria usado? Colocar na poupança?, que vão desde artigos de cura a objetos quantos sinônimos para "itens" essenciais para completar certas sidequests. Os yens também pode ser utilizados para aprender diversas táticas de luta em dojos espalhados ao longo do game.

Além da trama original do game, Okami possui inúmeras atividades e sidequests acho que eu tinha que ter mencionado isso antes, que, ao serem completadas, concedem o chamado Louvor à Amaterasu. O Louvor pode ser usado para melhorar vários aspectos da deusa, como a quantidade de vida ou de tinta.

A arte de Okami é feita num estilo chamado de sumi-e, que lembra muito pinturas tradicionais japonesas. Além disso, o game possui muita luz e cores muito vivas, além de uma incrível combinação delas, o que faz dele um jogo maravilhosamente bonito.



O "rascunho" realista à esquerda e a versão final em sumi-e à direita.

A trilha sonora também possui esses traços japoneses, inspirada por trabalhos nipônicos clássicos, o que confere uma atmosfera ainda mais impressionante ao jogo. É como se o jogador realmente fosse transportado para o Japão. Ou será que eu estou exagerando? Espero que mais alguém tenha se sentido assim. As músicas foram divididas em cinco CD's. (Para quem quiser baixar, o link é esse. É só clicar no link do lado da caixa verde com a seta.) Os personagens também possuem vozes, que, na verdade, são apenas... Como posso descrever? Talvez murmúrios ininteligíveis seja a melhor descrição.

Por todo o seu conteúdo, Okami é um game que merece ser jogado e recomendado.

Fontes: Wikipedia
Google, que me forneceu algumas imagens

Um comentário:

  1. Um dos jogos que eu nuunquinha vou esquecer. Ótimo post. Mas eu queria saber os nomes dos 12 deuses celestiais... eu esqueci :X

    Mas enfim... A revisão ficou incrível ^^

    Parabéns.

    ResponderExcluir

Comenta, pelo amor de deus.