sábado, 4 de dezembro de 2010

Professor Layton

Postei muito só dois posts sobre Professor Layton por aqui, mas nunca fiz um post sobre o jogo em si.
Acho que fiquei devendo esse aqui pra vocês.


Como vocês provavelmente já devem saber, Professor Layton  é uma série de games para DS que se baseiam em puzzles. Até agora, foram lançados quatro jogos e um filme, e, ao que parece, mais dois jogos e um filme serão lançados para 3DS. Meu deus, não joguei nem metade ainda. Os três primeiros jogos são sobre aventuras distintas do professor Hershel Layton e seu pequeno parceiro Luke, e os outros três e o filme se centram em como esses dois se conheceram e nos primeiros mistérios que tiveram de resolver e sim, isso foi chupado descaradamente da Wikipedia. Ao que parece, também foram lançados dois livros e um mangá no Japão.



Nas cidades em que os games se passam, todos os habitantes tem diferentes problemas e, para resolvê-los, precisam solucionar puzzles. Mas, como eles são aproveitadores preguigoços burros demais para fazerem isso por si mesmos, aproveitam que você está na cidade e te imploram para resolver. Nem todos os puzzles que aparecem são obrigatórios de se solucionar alguns incrivelmente impossíveis, mas alguns são necessários para avançar no game.

Quem tem a fama de "foderosamente incrível em resolver puzzles" é Hershel Layton, professor de arqueologia e perfeito cavalheiro quero um pra mim. As tramas dos games são mistérios que ele, todo famoso, foi chamado para resolver. Seu parceiro e capacho assistente, Luke Triton, é um garoto que almeja se tornar tão cavalheiro quanto Layton, mas tem algumas dificuldades nisso.

Os games são no estilo point-and-click. Quando um puzzle é encontrado, o jogador é levado diretamente a ele, e pode escolher se quer resolvê-lo ou deixar para mais tarde. Alguns puzzles são bastante conhecidos, como o "leve a ovelha, o lobo e o fardo de feno até o outro lado do rio". Há vários tipos deles, como lógicos, matemáticos, labirintos, etc. Cada puzzle, se resolvido corretamente, dá ao jogador um número específico de picarats, a  moeda do game. Se o jogador erra a resposta, o número de picarats que um puzzle oferece abaixa. Se ele errar de novo, abaixa de novo, e vai indo assim até que, depois de certo número de erros, o número não abaixa mais. Como certos puzzles aff, já usei essa palavra nove vezes só nesse post são estupidamente impossíveis sem um detonado difíceis,  o jogo oferece as hint coins, que, como o nome já diz, são usadas para dar dicas. Elas ficam escondidas nas telas do jogo, e só podem ser usadas três por puzzle dez agora.

Além de só jogar, os games oferecem também partes em vídeo, que mostram os acontecimentos mais importantes dos jogos. Esses filmes costumam ser curtos, e não são daquele tipo que só têm legenda e trilha sonora. Os personagens são dublados, o que dá uma qualidade maior aos jogos.

Os games lançados até agora são:

Professor Layton and the Curious Village


Layton e Luke são chamadas para a cidade de St. Mystere pela família do falecido Barão Reinhold para descobrir o segredo por trás de seu testamento, que diz que quem resolver o mistério da "Maçã Dourada" irá herdar sua fortuna. Porém, parece que a Maçã Dourada não é o único mistério envolvendo St. Mystere. A vila e seus habitantes também são bastante suspeitos.


Professor Layton and the Diabolical Box


O mentor de Layton o manda uma carta sobre uma caixa misteriosa. Ele diz que quer que o professor cuide dessa informação se algo acontecer a ele. Luke e Layton, então, vão até a casa de seu mentor e encontram-o morto sob estranhas circunstâncias. A única pista deles para descobrir o que é essa "Caixa diabólica" é uma passagem de trem sem destino.


Professor Layton and the Unwound Future



Layton e Luke vão ver a demonstração de um novo invento, a Máquina do Tempo ficou esquisito, mas é melhor do que rimar demonstração com invenção. Porém, os dois têm que resolver um novo mistério quando Layton recebe uma carta de Luke de dez anos no futuro.

Os jogos não lançados são The Spectre's Flute, The Mask of Miracle e Professor Layton vs. Ace Attorney.
A ordem cronológica da série, incluindo os filmes, é um tantiiinho assim diferente da ordem de lançamento:
The Spectre's Flute; The Eternal Diva; The Mask of Miracle; The Curious Village; The Diabolical Box; The Unwound Future.

A arte de Professor Layton se baseia num estilo antigo apesar de eles terem UMA MÁQUINA DO TEMPO! As cores utilizadas raramente são muito vivas, sendo que a mais usada para os backgrounds é o bege. As máquinas, como se pode ver, são tão antiquadas quanto modernas.

Eu recomendo!

Fatos interessantes!

Você sabia que uma parte do personagem Hershel Layton foi baseado em Phoenix Wright, da série Ace Attorney, e que queriam corrigir os pontos negativos do advogado com o professor? E sabia que eu só usei a palavra "puzzle" dez vezes durante o post todo? Quero dizer, onze vezes.



Não resisti, tive que colocar isso.


Tirinha original: Aqui

2 comentários:

Comenta, pelo amor de deus.