quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pokémon: Glitchy Red Version

Se você tiver algum creepypasta, mande para damasegames@gmail.com

Esse é o último creepypasta da enxurrada de Pokémon. Semana que vem, eu tenho algo mais... Real para vocês.


"Há mais ou menos um mês, eu comprei uma segunda fita de Pokémon Red no eBay para poder começar um novo jogo e brincar com os glitches sem ferrar meu save. Logo que eu comparei-a com a minha velha fita, eu soube que era um bootleg ou que tinha sido produzida em outro lugar. Você pode ver na foto como o adesivo não tem o mesmo tamanho da frente da fita, e que o plástico vermelho é barato e quase transparente (se você olhar de perto, pode ver a bateria interna da segunda, enquanto não se pode vê-la na primeira). 

Quando eu liguei-o, só havia uma opção – New Game, e, ao contrário da amada fita que eu havia usado, essa não tinha nenhuma marca de ser colocada e tirada do Gameboy Color ou qualquer outro indício de que havia sido usada.
Bem, e daí, eu pensei. Eu tinha investido um bom dinheiro no jogo e uma fita de bootleg não ia me matar. Eu coloquei-a no GBC e comecei a jogar.
Há algumas semanas, eu perdi meu GBC por um tempo, então eu tive que jogar no meu Game Boy Advanced SP. Nada de mais, eu pensei. Quando comecei, a luz que fica por trás da tela do SP desligou, como se eu estivesse jogando num velho Game Boy Advance ou num Color. Eu achei bem estranho, considerando que a luz fraca da tela do meu SP era mais brilhante do que a luz “forte” dos SPs de todos os meus amigos, já que eu cuidava bem do meu, e não era provável que a luz fosse acabar logo. Mas assim que eu troquei de fita e comecei a jogar Sapphire, a tela voltou a ficar iluminada. Eu tinha jogado muito meu outro Pokémon Red nesse SP, e nunca tinha se parecido com um velho jogo para Game Boy, então eu simplesmente atribuí isso ao fato do jogo ser bem vagabundo (o que não faz nenhum sentido, eu sei). Agora, você provavelmente deve estar imaginando quando vou começar a te contar sobre como havia Unown no meu time e que o cara Enterrado Vivo em Lavender Town começou a comer meu personagem, porque qualquer história sobre um jogo bootleg usado tende a ser sobre um negócio hackeado e assustador. Bom, não foi tão simples assim. Eu passei por Lavender Town e pela Pokémon Tower, tudo isso, e nada estranho aconteceu. Eu não fiquei louco por causa da música e não tive tendências suicidas, meus Pokémon nunca ficaram brancos e começaram a chorar lágrimas de sangue, ou qualquer coisa assim.
Porém, enquanto eu jogava, se tornou aparente para mim que esse jogo tinha alguns glitches. Como o plástico barato e o adesivo quase descolando, o próprio game tinha problemas. Eu nunca joguei Pokémon num emulador antes, mas, se eu tivesse que adivinhar, eu diria que, quando foi copiado, muitos dados foram corrompidos, e eu tinha que ser cuidadoso enquanto jogava, ou iria travar.
Por exemplo, às vezes, os gráficos ao redor do jogador (Eu vou chamá-lo de “Red”, já que foi assim que eu nomeei. Eu sou um tipo de fanboy do Red) viravam grandes barras coloridas e o jogo parava, e a música de fundo parava na nota que estivesse passando e tocaria um som agudo, parecido com estática, até que eu reiniciasse. Isso acontecia sempre que eu tentava usar minha bicicleta dentro de uma caverna ou de um prédio.
Eu estava quase certo de que esse era só um jogo bootleg normal até que eu chequei o SNES na loja de departamentos de Celadon. Não me julgue, mas, sendo um fanboy do Red, eu sempre gostei quando o jogo dizia coisas do ponto de vista de Red, como quando ele diz “Meu pai iria gostar disso!” quando você examina o SNES, ou “É melhor eu ir andando...” quando você checa a TV, já que você nunca vê o personagem dizer qualquer coisa, ao ponto de, como piada, os desenvolvedores fazerem Red dizer não mais do que elipses quando você o encontra em G/S/C.
De qualquer forma, quando eu chequei o SNES onde Red normalmente diria, “Meu pai iria gostar disso!”, ao invés disso, eu vi o texto, “Onde está meu PAI?”
Eu examinei-o de novo, e a mesma coisa. Eu meio que ri disso, pensando, por alguma razão, que era só uma tradução ruim (não me perguntei como eu pensei que isso fazia algum sentido). Em algum lugar da minha mente, eu estava esperando por um jogo hackeado, porque, sabe, se eu conseguisse alguns screenshots e postasse-os no 4chan, eu poderia, ao menos, perder uma tarde rindo sobre isso.
Eu fui para o próximo piso, voltei e chequei o NES de novo. Para a minha surpresa, a mensagem havia mudado. Agora, Red dizia, “Quem me criou?”
Nesse ponto, eu tinha certeza de que isso tinha sido adicionado por algum hacker, e eu pensei que isso era MANEIRO. Cara, Red descobrindo que ele é só um personagem de vídeo game. Isso é bem engraçado.
Depois disso, e depois de falhar em achar outro diálogo adicionado, eu continuei com a história do jogo. Nesse ponto, eu estava perto da parte onde você vai para Cinnabar e para as Seafoam Islands.
Mas os problemas ficaram piores. Às vezes, o mapa ficava distorcido, como Glitch City, e Red nadava numa árvore ou numa casa ou qualquer outra merda e eu não podia me mover. Eu tinha que usar Fly e tentar de novo. Quando eu era criança, eu sempre gostava de encontrar o MissingNo e ir para Glitch City, e eu tinha um Gameshark naquele tempo, então os glitches eram até que legais. Eventualmente, eu cheguei em Cinnabar.
Agora, sendo um viciado em glitches desde aquele tempo, é claro que a primeira coisa que eu fiz foi voar de volta para Viridian e fazer o truque do Old Man. Mas, não importava quantas vezes eu tentasse, eu nunca conseguia fazer MissingNo aparecer. Eu pensei que talvez a ROM tivesse sido editada para prevenir problemas, mas, claramente, esse não era o caso, já que a coisa tinha mais bugs que a Floresta de Viridian.
Ao invés disso, quando eu entrei na Mansão Pokémon, fui recebido pela seguinte caixa de texto:
RED: Bela tentativa, Red.
Era óbvio que onde “Red” estava seria o nome do que quer que você tivesse nomeado seu personagem. O que me assustou foi “RED”, tudo em Caps Lock, como quem estava falando.
Agora, eu sabia que eu tinha um jogo editado. O maldito personagem estava me dizendo “bela tentativa” depois de eu ter falhado em achar MissingNo.
O jogo travou aí, e eu recomecei. Eu não tinha salvado desde antes de tentar o glitch do MissingNo, mas, quando eu liguei de novo, eu estava de volta à Mansão, exatamente onde a caixa havia aparecido. Eu podia me mover novamente, então fui em frente e passei pela Mansão. Pode me chamar de covarde, mas, por mais que eu estivesse animado, eu também estava com medo, então joguei lentamente e com todas as luzes acesas. Eu ainda estava jogando no meu SP, e a luz interna ainda não funcionava, então eu usei isso como uma justificativa para eu ser um tremendo covarde.
As coisas ficaram mais estranhas. Depois que eu saí da mansão, eu recebi a mensagem:
PA: DING-DONG! O tempo acabou! Seu jogo de safári terminou!
Tendo feito Glitch City no passado, eu sabia que isso acontecia sempre quando você voava para fora da Safari Zone. Como esperado, eu estava fora do portão da Safari Zone na próxima vez que apertei “A”, com os atendentes me perguntando se eu tinha tido um bom jogo.
Eu tive uma sensação enorme de pressentimento quando fui sair do portão, com medo de que eu estaria em Glitch City, ou até pior. Eu tinha um Pokémon com Fly, mas você tem que entender, isso tudo é um pouco amedrontador.
Porém, eu estava em Pallet Town, mas não tinha música, nem nada. Outra caixa de texto apareceu:
RED: Não é daqui que eu sou. Mentiram para mim.
Depois disso, eu não podia mover meu jogador, então eu fui resetar, mas algo me impediu. Ao invés disso, eu abri o menu Start e fui usar Fly para sair de lá, mas, para meu horror, o Pidgeot que eu usava para Fly não estava lá. Apenas meu Blastoise, Exeggutor, Kadabra, Mew (do glitch da Nugget Bridge), e Kangaskhan. No lugar do Pidgeot, estava um Raticate nível 16 com 1 HP. Estava envenenado. Eu chequei seus stats, e tinha o Treinador Original “BLUE” e sabia Hyper Beam, Quick Attack, Glare e Skull Bash. Eu nem sei se Raticate pode aprender todos esses ataques. Eu já ouvi aquela história de que o Raticate do Gary morre (sério) no jogo, mas eu nomeei o Gary como “IDIOTA” nesse jogo para poder dar algumas risadas. Eu acho que o nome “BLUE” veio do fato de que Blue é a versão oposta de Red, como se, talvez, ele tivesse vindo de uma fita de Pokémon Blue. Eu sei que Rattata não evolui até o nível 20, então esse era, obviamente, um hack.
Eu tinha alguns Antidotes e Potions na minha mochila, então pensei, que seja, vou curá-lo. Mas eu quando eu saí do menu POKÉMON, todo o menu Start fechou, e eu não consegui abri-li de novo. Eu tentei andar, e dessa vez, pude me mover. Eu dei alguns passos, esquecendo sobre o veneno até que uma caixa apareceu de novo:
RED: Nós o matamos.
Nesse ponto, eu estava ficando um pouquinho apavorado (não, jura?). Eu dei uma olhada no meu time e Raticate não estava mais lá. Nem meu Pidgeot. O espaço estava vazio. Eu fechei o menu e tentei me mover de novo, mas nada. Eu não queria desligar o jogo no caso de ele ter, de alguma forma, salvado de novo, então eu só fiquei tentando me mover antes de lembrar que meu Kadabra ainda sabia Teleport. Quando eu apertei Start, nada aconteceu. Eu continuei tentando me mover, mas eu não conseguia. Não... Red não estava deixando eu me mover.
RED: Isso aconteceu comigo. Por quê?
Nesse ponto, eu simplesmente desliguei o jogo. Eu tirei a versão Red hackeada e coloquei FireRed. Como meu velho jogo, eu tinha nomeado o personagem como “Red”, e, por alguma razão, aquilo ainda me assustava. Eu liguei e, para o meu horror, a tela continuava apagada. Eu apertei “CONTINUE” no menu principal, mas, quando tentei abrir meu jogo, recebi a mensagem dizendo que os dados salvos tinham sido perdidos ou corrompidos, e, quando comecei, o jogo travou, com a música sendo só um ruído estático.
Eu estava realmente desesperado para jogar algum Pokémon onde nenhuma coisa estranha acontecia, e fiquei irritado que minha versão FireRed tinha quebrado, então eu coloquei Sapphire e liguei. A tela acendeu normalmente. Por um momento, eu pensei que, talvez, tivesse algo errado com meu SP e isso tivesse quebrado minha FireRed, e, cara, eu não queria que nada acontecesse com a minha Sapphire com o Jirachi de Colloseum e o Feebas que tinha levado uma hora para encontrar, então eu desliguei e tirei-a.
Eu comecei a jogar o que eu chamo de versão “Glitchy Red” de novo há mais ou menos uma semana. Quando eu recomecei, eu ainda estava em Pallet, e havia música e as coisas pareciam normais, exceto pelo espaço vazio no meu time e a tela do meu SP ainda não se iluminando. Eu fui de bicicleta até Viridian e encontrei Pidgeot são e salvo no meu PC, então eu pensei, estranho, e tirei-o de lá e voei até Cinnabar para lutar contra Blaine.
Quando eu fui destrancar o ginásio, surpresa, outra caixa de texto.
RED: Não.
Não importava quantas vezes eu tentasse, o jogo se recusava a acreditar que eu tinha a merda da Secret Key, apesar de ela estar na minha mochila. Red não estava me deixando entrar.
RED: Tudo que aconteceu comigo, aconteceu porque o mundo deixou acontecer comigo. Eu não me tornei um herói sozinho! Eu fui manipulado. Eu nunca destranquei aquela porta. A porta foi destrancada porque o jogo me deixou. Tudo o que você faz, você faz porque o JOGO deixa.
Por causa de como as caixas de texto eram, levou muito tempo para passar tudo, e o tempo todo, eu estava escrevendo o que ele dizia para poder ter uma referência. As coisas estavam começando a ficar muito Silent Hill pro meu gosto, e, de novo, eu tentei me mover, mas Red não deixou.
RED: Eu vou mostrar para você como é não ser capaz de escolher seu próprio destino.
Eu desisti e abri o menu Start de novo, aliviado por poder, e usei Pidgeot para sair de lá. Eu sabia agora que isso era só porque Red estava me deixando voar para outro lugar. Ele estava brincando comigo.
Eu voei para Lavender, porque, por mais chocante quee pareça, nada estranho tinha acontecido lá. De Lavender, eu andei para baixo para tentar ir para Fuchsia, mas, logo em que eu deixei Lavender, Red apareceu de novo.
RED: Não.
Bom, que merda,eu pensei. Eu abri o menu e voei para Fushia. Quando cheguei lá, eu quase caguei nas calças e deixei meu SP cair.
Era a Glitch City que você entra quando nada na costa de Cinnabar. Imediatamente, o menu apareceu, do jeito que aparece quando você faz o glitch do Mew, e estava me perguntando se eu queria salvar o jogo. Não havia opção “Não”, e apertar B não fazia nada. Eu desliguei o jogo.
Quando liguei de novo, eu ainda estava em Glitch City. Eu chequei meu time,do jeito que Red queria que eu fizesse – Pidgeot e Kadabra estavam lá, mas, ao invés de “TELEPORT” e “FLY” aparecerem quando eu selecionei-os, havia apenas “CURSED”. Não “CURSE”, que nem naquele Creepy Black Pasta retardado, mas “CURSED”. Eu fui inteligente o bastante para não selecionar. Eu apertei B até sair do Menu, e Red estava falando comigo de novo.
RED: Você vai ficar aqui comigo, Red. Eles me substituíram porque eu era PROBLEMÁTICO e não bom o bastainte (sic). Eu pensei que essa era minha história, mas eu sou só um personagem num video game. Eles tiraram tudo de mim. Minha VOZ. Minha LIBERDADE. Meu LEGADO. Eles me substituíram por aquele garoto de olhos castanhos.
Eu entendi que ele estava falando da versão FireRed, e das versões Gold, Silver e Crystal onde ele é tratado como o último chefão.
Ele deixou eu me mover e, para a minha surpresa, o jogo não travou, mesmo quando eu estava andando na água e pisando em casas.
Eventualmente, eu acho que fui muito longe, porque a tela ficou preta ao redor do meu treinador.
RED: Eu sou uma piada pra você?
Uma opção SIM/NÃO apareceu. Eu nem posso te dizer o quão rápido apertei “NÃO”.
RED: Então por que você quer fazer essas coisas comigo? Por que você corrompe meu mundo e me mostra GLITCHES que não deveriam existir? Por que você quer me machucar com MISSNGNO.?
Eu nunca quis machucar Red. Era só por diversão. O game tinha problemas, e nós todos só os explorávamos para nos divertir, certo?
RED: Por que eu tive que morrer? Só por que eu sou um herói?
Eu desliguei o jogo. Naquela noite, tive um sonho em que eu era um Treinador Pokémon – o personagem de FireRed, que eu nunca vou pensar como “Red” de novo. Eu estava sendo perseguido por um corpo branco. Eu não posso sentir dor nos meus sonhos (eu sei que algumas pessoas podem), e a figura branca eventualmente me alcançou e abriu meu peito e os lados do meu corpo com as unhas. A última coisa que eu vi antes de acordar foi o rosto do meu atacante – um garotinho com olhos vermelhos brilhantes, cabelo preto e um chapéu vermelho e branco.
Pelos próximos dias, quando eu jogava, era porque eu precisava. Eu estava preso na escuridão porque Red se recusava a me deixar ir. Porque ele foi abandonado e esquecido, deixado apenas para ser abusado por jogadores que voltariam por nostalgia e para explorar os bugs. Porque eu jogava tanto, eu quase sempre tinha uma dor de cabeça, provocada pelos barulhos agudos que o jogo fazia. Eu tive que tirar um dia de folga do trabalho por causa disso. Eu nunca podia me mover, mas encontrei conforto em encarar a tela com o background preto e meu personagem. Red não disse nada para mim.
Eu não pude jogar FireRed de novo, apesar de que funcionava no meu DS. Ontem, eu finalmente cheguei ao Mt. Silver em HeartGold, e não consegui batalhar com Red. Eu não sei o que ele faria comigo se eu derrotasse seu substituto. Ele ficaria bravo? Feliz? Sua derrota deixaria seu espírito em paz? Eu não sei. Não importa quantas vezes eu jogo os games, Red vai sofrer o mesmo destino, porque ele é o herói, e porque os jogos só deixam ele ir até aí. Red nunca mais vai ser capaz de experimentar a glória de ser um herói, e nem nós. Não importa quantas vezes você começa um novo jogo, nunca vai ser como a primeira vez em que você jogou. Você sabe o que vai acontecer, e você joga por nostalgia, porque é só um jogo para você agora.
Eu matei Red, e você também. Ao contrário de Ash Ketchum, ele nunca vai ser o herói de outro jogo novo em uma nova região. Em HeartGold, o sucessor de Gold, Ethan, até mesmo toma suas vitórias, sendo aquele a capturar os Pokémon que Red lutou tanto para ter – Metwo, Zapdos, Articuno, e Moltres. A vida dele acabou. Ele se tornou uma lenda tão conhecida que nada mais sobrou dele para se orgulhar até de si mesmo.
Eu terminei “Glitchy Red” ontem, quando finalmente chequei meu Trainer Card. Havia o sprite de Red como ele aparece em G/S/C, mas no mesmo esquema monocromático de cor do jogo, apenas vermelho e verde. Quando eu olhei mais de perto, os pixels vermelhos que formavam sua camiseta estavam mais escuros e estranhamente posicionados, quase como se ele estivesse sangrando do peito. Não havia nenhuma das minhas insígnias ou o tempo de jogo ou o Trainer ID, apenas aquele sprite. Quando eu voltei para o menu, ao invés do meu nome aparecer como “Red”, havia a palavra “DESAPARECIDO” para o meu Trainer Card. Eu selecionei-o e, dessa vez, estava em branco.
RED: Vá em frente e me esqueça agora. Adeus.
O jogo resetou, do mesmo jeito que acontece depois que você derrota o Campeão, e, dessa vez, havia apenas uma opção – NEW GAME.
Eu encontrei meu GBC hoje mais cedo e comecei a jogá-lo lá. Quando eu joguei no SP, a tela acendeu e tudo estava normal. Eu tive que começar um novo jogo na minha FireRed, mas está funcionando novamente. Até a versão bootleg de Red roda normalmente, sem glitches. Mas eu nunca mais vou ver o silêncio de Red da mesma forma, ou até o hilário MissingNo. e os bugs da Glitch City. Agora, eu tenho um respeito muito maior pelos “protagonistas silenciosos” no jogo, por tudo pelo que fazemos eles passarem. Lavender Town costumava me assustar, mas, agora, eu acho-a muito pacífica, como se até Red, que queria vingança de um mundo que tinha tratado-o horrivelmente, nunca pudesse mexer com o lugar de descanso de Pokémon caídos.
Algum dia, eu espero parar de acordar com arranhões no meu peito."

Mais alguém reconheceu algo familiar nesse creepypasta, ou foi só eu?

9 comentários:

  1. Red ta com crise existencial.

    ResponderExcluir
  2. Todo bom protagonista que se preze tem que ter uma.

    ResponderExcluir
  3. se é para comentar... o escritor parece ter o mesmo estilo de contar história que o famoso Jadusable xD

    será? nah...

    - se for, é o início.

    ResponderExcluir
  4. Red escuta: vai para um doushinji de hentai/furry e pronto - PROFIT para todos

    ResponderExcluir
  5. PESADELOS MHUAHAUHAU!
    é isso que eles têm em comum... epa
    o... que porra que tá acontecendo afinal?

    ResponderExcluir
  6. Ó Deus, quantos comentários, vocês me deixam feliz. =)

    @Luiz-Crew
    Parece mesmo, mas... O Jad gosta de mexer com o psicológico... Bom, vai saber. Vai ver ele ainda não era profissional assim. 8D

    @p0rN (adorei seu nome <3)
    No me gusta. xD

    @Anônimo
    Até aí, qualquer outro creepypasta pode ter pesadelos. XD

    ResponderExcluir
  7. hummmm.....
    arranhões no peito??
    não encontrei videos no YTube sobre pokemon e "scrathes" ou algo parecido

    ResponderExcluir

Comenta, pelo amor de deus.